Siga – nos e Compartilhe

FacebookAcessibilidadeTripadvisor

Conheça-nos

Estamos a 140 km da capital RJ. São Pedro da Aldeia é um presente da natureza. Localizada num paraíso, banhada pela lagoa Araruama e emoldurada pela Mata Atlântica. A Pousada Xodó da Praia quer dividir com você o encanto da Praia do Sudoeste. Hospedagem frente a lagoa com acessibilidade, restaurante, quiosque bar com pé na água.
A Pousada Xodó da Praia agradece sua visita.


Fale Conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone com DDD (obrigatório)

Sua mensagem

Favor insira o código de verificação:
captcha


Pontos Turísticos

12 de dezembro de 2012 13:07    |    by admin

Base Aeronaval de São Pedro da AldeiaBase Aérea Naval - Ver foto aérea
Criada em 1966 e localizada na cidade de São Pedro da Aldeia, Estado do Rio de Janeiro, a BAeNSPA é a única Base Aérea Naval da Marinha Brasileira. Dentre as suas inúmeras tarefas, destacam-se: prover todas as facilidades às Unidades Aéreas da MB e ao Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval ; executar os serviços de manutenção e reparos de 2° e 3° escalões nas aeronaves e equipamentos de aviação da MB; prestar apoio aos funcionários civis e militares lotados no Complexo Aeronaval, inclusive seus dependentes, quanto ao pagamento, rancho, assistência social, jurídica, religiosa, médica e de saúde e prestar apoio à Estação de Rádio de Campos Novos e ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. A BAeNSPA também é um órgão de execução e fiscalização do Serviço Militar e ainda dispõe de um aeródromo militar que, por força da legislação em vigor, funciona como aeródromo alternativo para o tráfego da área do Rio de Janeiro.

Para mais informações visite o endereço: http://www.mar.mil.br/banspa/

Casa da FlorCasa da Flor
A Casa da Flor fica no alto de um outeiro, com uma escadaria de pedras irregulares, tem vários jarros de flores petrificadas cujas pétalas são formadas por cacos de pratos marcando os níveis da escada. As paredes da pequena construção são completamente cobertas de pedaços de coisas quebradas, formando flores, mosaicos e desenhos simétricos, compondo um bordado alucinante e barroco.Construída durante décadas com o acúmulo de restos, como búzios, conchas e outros depósitos da lagoa, detritos industriais, pedaços de azulejos e faróis de automóveis, a Casa da Flor, nas palavras de Gabriel Joaquim dos Santos, artista negro e pobre, é uma casa feita de “cascos transformados em flor”

Para mais informações visite o endereço:http://www.casadaflor.org.br

Casa dos AzulejosCasa dos Azulejos - Ver foto aérea
Esta casa construída pela família Feliciano Gonçalves Negreiro, no ano de 1847, fazendeiros da cidade, recebeu muitos ilustres visitantes entre eles os príncipes imperiais Isabel e Gaston de Orleans, o Conde d’Eu quando visitaram a Freguesia de São Pedro da Aldeia por volta do ano de 1868, alem de muito confortável chama atenção a sua fachada revestida de belos azulejos.
Capela de São PedroCapela de São Pedro - Ver foto aérea
Localizada na Estrada do Porto, na Praia da Pitória, construída em terreno plano, convive com ela a paisagem que se incorpora ao seu redor; a praça Clíneo Guimarães, o Coreto e a Praia, formando um visual deslumbrante ao sabor dos ventos. Construída por volta de 1924, em terreno doado por Clíneo da Rocha, que participou da construção, que tem linhas simples sem estilo definido. Seu interior constitui se de um pequeno altar, com as imagens de São Pedro e de Nossa Senhora da Conceição, e o coro acima da porta frontal.
Igreja dos JesuítasIgreja dos Jesuítas - Ver foto aérea
Também no Centro, na Avenida Nilo Peçanha esquina com a rua João Martins temos a Igreja dos Jesuítas, que é uma das mais antigas do País, cuja conclusão das obras data de 1783. Da Matriz fazem parte de um conjunto arquitetônico no qual estão incluídos o antigo convento, atual salão paroquial e o cemitério da irmandade. É uma construção em pedras, cal e óleo de baleia, com paredes de 70 cm de espessura, tem uma planta retangular, telhado sem forro com telhas típicas do período colonial, torre sineira, coro, batistério e capela mor dentre muitos outros atrativos.
Canhão do Século XVICanhão do Século XVI - Ver foto aérea
Após uma ação guerreira de Constantino de Menelau, o capitão-mor do Rio de Janeiro, contra piratas franceses que tencionavam alojar se em Cabo Frio definitivamente decidiu que: Reconquistada a terra e fundada a cidade de Cabo Frio desde logo, seu Capitão e as autoridades, chegaram á conclusão de que o único meio de garantir a sua existência, salvaguardando-a de futuros ataques de corsários, seria defendê-la e ampará-la com duas aldeias de índios e canhões segundo recomendação feita a El Rei por Martim de Sá.Recomendação acatada pelo capitão-mor de Cabo Frio Estevan Gomes que imediatamente mandou instalar na Aldeia de São Pedro de Cabo Frio um canhão na Praia do Sudoeste, em um lugar que posteriormente veio ser chamado de Ponta da Peça, exatamente por essa instalação, e tinha como função sinalizar ao Forte São Mateus a aproximação de invasores. Atualmente encontra-se exposto Praça Dr. Plínio de Assis Tavares.

Praias de São Pedro da Aldeia

Praia do Sudoeste

A praia do Sudoeste é uma das praias mais frequentadas de São Pedro da Aldeia

Praia da Ponta da Areia

Possui 600m de extensão. A Ponta da Areia é urbanizada e concentra belas residências de veraneio.

Praia do Balneário

É propícia para banho. Tem uma extensão de cerca de 1000m e areias claras..

Todas as Praias

Pontos Turísticos da Cidade

Casa dos Azulejos

Esta casa construída pela família Feliciano Gonçalves Negreiro, no ano de 1847, fazendeiros da cidade...

Casa da Flor

A Casa da Flor fica no alto de um outeiro, com uma escadaria de pedras irregulares...

Igreja dos Jesuítas

No Centro, na Avenida Nilo Peçanha esquina com a rua João Martins temos a Igreja dos Jesuítas...

Todas os Pontos